O isolamento social foi imposto em vários países com o objetivo de evitar a propagação do COVID-19. No entanto, essa situação tem deixado as pessoas ansiosas, assustadas e tristes. Além disso, tem provocado alterações no padrão do sono.
Veja como a pandemia e o isolamento social afetam o nosso sono:
O ciclo da luz e da escuridão
As pessoas costumam acordar mais tarde durante a quarentena. Desta forma, acabam perdendo parte da luz do sol da manhã. No entanto, precisamos entender que o cérebro se orienta pela luz do sol para definir o momento de dormir.
Falta de rotina
É comum deixar de estabelecer um horário fixo para dormir, por exemplo. As pessoas costumam dormir na hora que querem. Porém, para o cérebro é necessário ficar claro quando está dormindo e quando não está.
Dificuldade de concentração
As pessoas estão tendo que realizar várias tarefas em casa e estão experimentando problemas de concentração. O ritmo biológico interno fica louco, porque as atividades são realizadas no momento que as pessoas querem.
Humor alterado
O humor poderá sofrer alterações, principalmente se o ambiente de trabalho se funde com o doméstico. Pois não é possível desconectar.
Pensamentos negativos
É comum desenvolvermos pensamentos negativos devido à pandemia. Portanto, limite a quantidade de notícias e busque sempre fontes confiáveis de informações.
O que fazer para ter uma boa noite de sono durante o período de isolamento social?
Confira algumas dicas para dormir bem durante a quarentena:
Mantenha uma rotina
Defina um horário para dormir e acordar. O ideal é dormir entre 7 e 9 horas. A falta de rotina é indicada como uma das responsáveis pela desorganização do sono.
Evite o consumo de bebidas estimulantes durante a noite
Opte em consumir essas substâncias durante o dia. Uma dieta saudável influencia na qualidade do sono.
Reserve a cama apenas para dormir
Evite utilizar a cama para trabalhar e assistir séries, por exemplo.
Cuide da sua saúde mental
A insônia pode ser um sintoma de outros tipos de problemas, tais como a depressão e ansiedade.Avalie o real motivo da falta de sono.
Evite aparelhos eletrônicos antes de dormir
As luminosidades dos aparelhos eletrônicos interferem na produção da melatonina,hormônio responsável pela regularização do sono.
Pratique exercícios físicos
Ajuda a melhorar a qualidade do sono, diminuindo a insônia e outros distúrbios.
Caso perceba que seus problemas de sono não estão sendo resolvidos ou estão piorando, consulte seu médico ou especialista.
Cuide bem de você!
A Pousada Resplandecer deseja que você e seus familiares tenham paz, saúde, esperança e alegria!
Acredite que este momento vai passar e que o melhor da sua vida está para chegar!